Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O que é CrossFit? – A “moda”

CrossFit é uma metodologia de treino assente num treino intenso, global e diversificado que tem como objetivo atingir a melhor condição física possível, permitindo aos praticantes responder a todos os desafios físicos. Esta metodologia cresceu e espalhou-se de tal maneira que, uma vez por ano, os homens e mulheres melhor preparados disputam os CrossFit Games, uma espécie de Olimpíadas do Fitness onde se batem recordes de força e resistência. Mas, ao contrário do que possam pensar, o CrossFit é divertido e pode ser praticado por todos, querem saber mais?


Os CrossFit Games são desde 2007 as Olimpíadas do Fitness, uma grande competição mundial que apura o homem e a mulher mais em forma do mundo. Mas o Crossfit não começou aí. Em 1995 já aparecia na TV, rádio e em publicações pelo seu contributo para a condição física das forças policiais e de alguns atletas de nível mundial. Mas é em 2001, quando Greg Glassman, o fundador do Crossfit, decide o lançamento do website, onde constam os treinos diários, que se dá o fenómeno mundial. A partir daí gerou-se uma interação entre milhares de atletas por todo o mundo, com trocas de feedbacks a uma escala sem precedentes, levando ao aprimorar de uma ferramenta a que ninguém pode ficar indiferente. A cada dia que passa, o CrossFit aumenta a sua influência no campo da preparação física de elite, seja nas forças especiais, policiais, militares, desportos de combate (entre outras dezenas de desportos de competição) ou no cidadão comum. Hoje em dia o CrossFit conta com um vasto número de centros de treino (Box), milhares de seguidores por todo o mundo e Portugal está a seguir a tendência.
O treino baseia-se na variedade, combinando elementos da ginástica com os do levantamento de peso sem deixar de lado as atividades aeróbias como o running, a bicicleta ou o remo, e movimentos funcionais e intensos. O objetivo é treinar de igual forma todas as qualidades e ser capaz de enfrentar qualquer desafio físico, ser multidisciplinar:
1. Resistência cardiovascular;
2. Eficiência no processamento, armazenamento e utilização de energia;
3. Força;
4. Potência;
5. Velocidade;
6. Flexibilidade;
7. Coordenação;
8. Equilíbrio;
9.Precisão;
10.Agilidade.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

APRENDA A TER CUIDADOS COM A NUTRIÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS OS TREINOS


Saber o que comer antes, durante e depois do treino ajuda a ganhar músculo e emagrecer, uma vez que os alimentos certos antes do treino ajudam o organismo a ter a energia necessária para gastar durante o treino e os alimentos a ingerir após o treino garantem o ganho de massa muscular.

Para além disso, é também necessário saber o que beber durante o treino para manter o corpo bem hidratado e garantir a quantidade certa de calorias perdidas durante o treino.

Um exemplo do que comer antes, durante e após o treino inclui:


O que comer antes do treino?
Antes de iniciar os exercícios, recomenda-se comer hidratos de carbono de rápida absorção, tais como tomar um copo de sumo de fruta natural SEM AÇÚCAR.

Estes tipos de alimentos conferem a energia necessária que o corpo necessita, durante o treino, para queimar a gordura corporal e aumentar a musculatura. Não comer nada antes de começar o exercício físico pode contribuir para diminuição da massa muscular.
O que comer durante o treino?
Durante o treino, deve-se beber água ou bebidas isotônicasOs líquidos que contêm sais minerais ajudam a controlar as reações químicas do corpo durante o exercício e mantêm o corpo hidratado.
Porém, é uma medida importante especialmente quando o tempo de treino é superior à 1 hora ou quando a temperatura está alta ou o clima seco. Caso contrário, basta água para hidratar.
O que comer depois do treino?
Depois do treino é importante comer alimentos ricos em proteínas, como os de origem animal, como iogurte, gelatina carnes, clara de ovo ou presunto.

Para quem faz os exercícios de manhã, uma outra dica importante é nunca treinar em jejum, pelo risco de hipoglicemia, de diminuir o rendimento durante o treino e de diminuir a massa muscular.
BONS TREINOS J

Para mais informações:
http://www.adiabc.org.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=115:nutricao-e-exercicio-fisico&catid=39:artigos-e-noticias&Itemid=92

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA

Ontem dia 1 de Dezembro comemorou-se o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, uma doença que continua a afetar milhões de pessoas. 
Em 2012, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 35.3 milhões de pessoas no mundo viviam com o vírus de HIV. Como em muitos outros países da África Subsaariana, o HIV constitui uma parte grande do fardo da doença em Moçambique. Em 2009, prevalência nacional foi estimada em 11.5% entre adultos de 15-49 anos de idade. No entanto existe apenas uma distribuição desigual entre mulheres e homens. A feminização da epidemia significa que uma rapariga tem três vezes mais probabilidades de ser infetada pelo HIV que um rapaz da mesma idade. A prevalência também é mais alta na Região Sul do País que no norte. 
O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA é uma oportunidade para chamar atenção à doença e mostrar solidariedade internacional em face da pandemia. É uma ocasião para parceiros envolvidos na luta para revisar a situação, as realizações e os desafios para ainda continuar o progresso até conseguimos o lema do Dia: Zero Novas Infeções, Zero Discriminação e Zero Mortes em face do HIV e SIDA
Em Moçambique, o enfoque do Dia é orientado para a importância de tratamento contínuo e para os serviços de prevenção para as mulheres grávidas para prevenir transmissão vertical da mãe à criança. 
Mozambique está a mostrar um progresso considerável na luta contra a SIDA. O acesso ao tratamento antirretroviral está a aumentar em todo o País. Durante o período compreendido entre os anos de 2008 e 2012, o número de pacientes que receberam tratamento antirretroviral quase triplicou (desde 118,937 em 2008 até 308,578 em 2012. 
Em Junho de 2013, Moçambique adaptou as novas diretrizes de tratamento da OMS. As diretrizes recomendam iniciar tratamento antirretroviral mais cedo que antes para viver uma vida mais longa e saudável com HIV. O tratamento na fase inicial da infeção também reduz o risco da transmissão do vírus. 
Os esforços para atingir as metas de Zero Novas Infeções, Zero Discriminação e Zero Mortes em face do HIV e SIDA continuam. Para o Dia Mundial da SIDA deste ano, a OMS já lançou novas diretrizes sobre os testes do HIV, aconselhamento e tratamento especificamente para adolescentes que vivem com o vírus. Trata-se da primeira vez que uma agência publica diretrizes que abordam as necessidades especificas de adolescentes - um grupo negligenciado no debate e na prevenção do HIV. Em Janeiro de 2014, a OMS vai lançar recomendações para ajudar pessoal de saúde integrar as diretrizes nas suas práticas.